Alimentação

Perturbações do Comportamento Alimentar

O que são as perturbações alimentares?

As perturbações do comportamento alimentar, ou distúrbios alimentares, são um problema de saúde, grave. Correspondem a alterações significativas do comportamento alimentar, que resultam quando reduzimos ou alteramos a nossa dieta em resposta à preocupação excessiva com a perda de peso, como forma de sentir controlo sobre a nossa vida.

Apesar de serem mais comuns em raparigas, também há rapazes que sofrem. As perturbações alimentares não são apenas problemas sobre comida, peso, aparência física ou força de vontade. Como já dito, são problemas com consequências graves que podem pôr em causa a vida quando levadas ao extremo.

Quais são as perturbações mais conhecidas?

Podemos falar em várias perturbações alimentares, como o esquema nos indica:

BINGE EATING- também chamado de transtorno da compulsão alimentar periódica; é a ingestão de grande quantidade de alimentos, de forma compulsiva, num período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controlo sobre o quê ou o quanto se come.

PICA- ingestão de substâncias que não são alimentos, como por exemplo tinta, gesso, cordel, cabelo, roupa ou areia.

RUMINAÇÃO- mastigação repetida de alimentos, sem engoli-los.

ORTOREXIA- obsessão com o que se come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta, proibindo-se de ingerir comida que pensam não fazer parte da dieta saudável.

Apesar de existirem várias perturbações, há duas que são mais conhecidas, que é a ANOREXIA e BULIMIA.

Vamos falar te um pouco mais sobre estas perturbações, mas primeiro:

SINAIS ≠ SINTOMAS

SINAIS: AQUILO QUE TU VÊS

SINTOMAS: AQUILO QUE A PESSOA SENTE

Depois de compreenderes isto estás pronto para perceber melhor:

Anorexia nervosa

Definição:

É uma perturbação mental que se caracteriza pelo medo excessivo de engordar, acompanhada por uma forte preocupação em emagrecer.

Sinais:

Sintomas

Como podes ver, há diferenças entre quem procura fazer uma dieta saudável ou um comportamento menos saudável:

Bulimia

Definição:

A bulimia é quando há um consumo muito rápido de uma grande quantidade de comida, mas num curto período de tempo. A pessoa não consegue controlar a quantidade do que está a comer, e muitas vezes provoca o vómito, usa laxantes e diuréticos (medicamentos para o teu corpo eliminar mais vezes durante o dia as fezes e a urina).

Sinais:

Sintomas

Quais são as consequências?

O que devo fazer?

AJUDAR UM AMIGO

O importante é tu não esconderes uma situação destas e ficares calado. Se tens conhecimento de alguém que esteja a passar por um momento difícil como este, não te afastes dessa pessoa. Tenta compreender que este é um problema grave, e o que essa pessoa precisa mais neste momento é de ter todos os amigos ao lado dela. .

Importante: não tapes os olhos e age! Ajuda os teus amigos!

Se és amigo dessa pessoa acredita que o melhor que podes fazer é ajudá-la a enfrentar este problema, com as ajudas mais especializadas. Mesmo que ela esconde, ou que não queira ajuda nenhuma, que é o que acontece na maioria dos casos, os pais e professores são a primeira fonte de ajuda a quem podes recorrer. Mas há mais: no centro de saúde tens enfermeiros, psicólogos e médicos que podem ajudar, e qualquer dúvida que tenhas podes sempre mandar para este site. Também estamos aqui para te ajudar e aconselhar!

Independentemente de tudo, escolhe aquilo que trará uma melhor saúde e melhor vida para o teu amigo. Não fiques quieto! E não critiques as pessoas pela sua forma física e não incentives a dietas sem os especialistas (enfermeiros, nutricionistas e médicos) dizerem como é que as deves fazer.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora